Questões Direito Civil Contratos em Espécie

Em 11 de janeiro de 2010, Caio celebrou contrato de seguro de vida com a Seguradora Boa...

Responda: Em 11 de janeiro de 2010, Caio celebrou contrato de seguro de vida com a Seguradora Boa Passagem S.A. Em 2 de fevereiro de 2012, Caio, desgostoso da vida, lança-se do alto de um edifício e vem a fa...


1Q173349 | Direito Civil, Contratos em Espécie, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Em 11 de janeiro de 2010, Caio celebrou contrato de seguro de vida com a Seguradora Boa Passagem S.A. Em 2 de fevereiro de 2012, Caio, desgostoso da vida, lança-se do alto de um edifício e vem a falecer. Sua mulher, Isabela, beneficiária do seguro, procura a Seguradora, que afirma que não pagará o seguro porque o contrato continha cláusula excluindo o pagamento em caso de suicídio. À luz da disciplina do seguro de vida no Código Civil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No seguro de vida, o Código Civil prevê que a cláusula que exclui o pagamento em caso de suicídio é válida apenas se o suicídio ocorrer nos primeiros dois anos de vigência do contrato ou após sua recondução depois de suspenso. Passado esse prazo, a seguradora deve pagar o seguro, mesmo que a morte tenha sido por suicídio. No caso, o contrato foi celebrado em 2010 e o suicídio ocorreu em 2012, ou seja, após dois anos, então Isabela tem direito ao seguro. Portanto, a cláusula que exclui o pagamento é válida apenas nos dois primeiros anos, não podendo ser aplicada depois disso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.