"Uma identidade visual fácil de lembrar e imedia-tamente reconhecível viabiliza a conscientização e o reconhecimento da marca. A identidade visual engatilha a percepção e desencadeia associações a res-peito da marca. A visão, mais do que qualquer outro sentido, proporciona informações sobre o mundo que nos rodeia. " Sobre esse tema é correto afirmar, exceto :
✂️ a) As marcas são classificadas em: marcas com palavras, monograma e emblemas, marcas pictóricas e marcas abstratas/simbólicas. ✂️ b) O cérebro reconhece e memoriza primeiro as formas; imagens visuais podem ser lembra-das e reconhecidas de forma direta. A cor vem em segundo lugar, e pode incitar uma emoção e evocar uma associação de marca. ✂️ c) Uma identidade visual deve fazer as pes-soas agirem e mudar a mentalidade das mes-mas, como também mandar mensagens para todos. ✂️ d) A elaboração de um manual de identidade visual deve conter as diretrizes básicas de: e-lementos da identidade da marca, nomenclatu-ra, cor, assinaturas, tipografia, papéis adminis-trativos, mídia digital, formulários, materiais de marketing, propaganda, exposições, crachás, sinalização, identificação de veículos, embala-gens, uniformes, material efêmero, biblioteca de imagens. ✂️ e) Na identidade visual é necessário que se tenha: visão, significado, autenticidade, diferenciação, sustentabilidade, coerência, flexibilidade, comprometimento e valor.