Questões Auditoria Controle Interno

Os controles internos são de fundamental importância para o trabalho do auditor. Qua...

Responda: Os controles internos são de fundamental importância para o trabalho do auditor. Quanto mais precisos eles forem, maior segurança haverá na formação da opinião. Quanto mais imprecisos forem, mai...


Q176813 | Auditoria, Controle Interno, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Os controles internos são de fundamental importância para o trabalho do auditor. Quanto mais precisos eles forem, maior segurança haverá na formação da opinião. Quanto mais imprecisos forem, maiores terão de ser os cuidados do auditor na formação de sua opinião.

Sob esse enfoque do controle interno, a segregação de funções

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A segregação de funções é um princípio fundamental de controle interno que visa criar independência entre a execução operacional, custódia de bens patrimoniais e respectiva contabilização. Isso significa que diferentes responsabilidades e tarefas devem ser atribuídas a pessoas distintas, de modo a evitar fraudes, erros e irregularidades.

Quando as funções são segregadas adequadamente, há uma maior garantia da fidedignidade e tempestividade dos registros contábeis de uma empresa, pois cada etapa do processo é realizada por pessoas diferentes, o que aumenta a transparência e a confiabilidade das informações contábeis.

Além disso, a segregação de funções também contribui para a prevenção e detecção de fraudes, uma vez que a divisão de responsabilidades dificulta a ocorrência de desvios e irregularidades sem serem percebidos.

Portanto, a alternativa correta é a letra e), que destaca a criação de independência entre a execução operacional, custódia de bens patrimoniais e respectiva contabilização como um dos benefícios da segregação de funções no controle interno de uma empresa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.