Questões Direito Penal Da Aplicação da Lei Penal

Um cidadão sueco tentou matar o presidente do Brasil, que se encontrava em visita of...

Responda: Um cidadão sueco tentou matar o presidente do Brasil, que se encontrava em visita oficial à Suécia. Nessa hipótese, o crime praticado não ficará sujeito à lei brasileira.


Q179547 | Direito Penal, Da Aplicação da Lei Penal, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um cidadão sueco tentou matar o presidente do Brasil, que se encontrava em visita oficial à Suécia. Nessa hipótese, o crime praticado não ficará sujeito à lei brasileira.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Errado.

Extraterritorialidade Incondicionada, mais especificamente Princípio da Defesa ou Proteção ( Art.7, I, a do CP).

No princípio da defesa (real ou proteção), aplica-se a lei penal da nacionalidade do bem jurídico lesado (ou colocado em perigo), nesse caso, a vida do Presidente da República, não importando o local da infração penal ou a nacionalidade do sujeito ativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.