Nos termos da Lei n.º 12.037/2009, a identificação criminal de João se justif...

Nos termos da Lei n.º 12.037/2009, a identificação criminal de João se justifica pelo fato de ele estar sendo indiciado pela prática de crime de roubo.


publicidade
📖 Texto associado
João, preso em flagrante pela prática do crime de roubo, foi encaminhado à delegacia de polícia, onde apresentou a carteira nacional de habilitação para identificar-se, visto que não portava sua carteira de identidade. Ainda assim, o delegado determinou que João fosse submetido à perícia dactiloscópica.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem à luz do disposto na Lei n.º 12.037/2009.
Nos termos da Lei n.º 12.037/2009, a identificação criminal de João se justifica pelo fato de ele estar sendo indiciado pela prática de crime de roubo.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    27/10/2025 • 17:48
    Gabarito: a)

    A Lei n.º 12.037/2009 trata da identificação criminal, que inclui a coleta de impressões digitais, fotografia e outros meios para identificar pessoas presas em flagrante ou indiciadas pela prática de crimes. No caso do João, que foi preso em flagrante por roubo, a lei permite que ele seja submetido à perícia dactiloscópica para sua identificação criminal, independentemente do documento que ele tenha apresentado. Portanto, a justificativa para a identificação criminal dele está correta, pois ele está sendo indiciado pela prática de um crime.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.