Questões Código de Ética Profissional

Analise o caso fictício no consultório de Enfermagem d...

Responda: Analise o caso fictício no consultório de Enfermagem do IFTO e marque a alternativa correta.


1Q182542 | , Código de Ética Profissional, Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

Analise o caso fictício no consultório de Enfermagem do IFTO e marque a alternativa correta.


C.B.P. é uma estudante de 14 anos do IFTO que busca o Consultório de Enfermagem da unidade para consulta. Ela mora com a mãe, padrasto e dois irmãos mais novos. Durante o Exame Físico, o Enfermeiro observa alguns hematomas no tórax, glúteo e pernas. Ao questionar a paciente, ela relata que sofre violência doméstica e sexual do seu padrasto há três anos. Nunca buscou ajuda, nem comunicou a algum ente familiar. Ela solicita sigilo da informação ao profissional, pois tem medo de perder a vida.


De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN Nº 564/2017), o Enfermeiro deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, especificamente na Resolução COFEN Nº 564/2017, estabelece que o enfermeiro deve agir com zelo e prestar assistência sem discriminação. No caso apresentado, a estudante C.B.P. relata sofrer violência doméstica e sexual, o que configura uma situação de risco iminente à sua vida e integridade física.

De acordo com o princípio da beneficência, o enfermeiro deve agir no melhor interesse do paciente, o que inclui proteger a paciente de danos. Manter o sigilo, neste caso, poderia resultar em mais danos à paciente, contrariando o princípio da não maleficência.

A alternativa correta é a letra b), que sugere a comunicação externa aos órgãos criminais e explicar a necessidade de buscar ajuda nesses casos. Isso está alinhado com as obrigações legais e éticas do enfermeiro de reportar casos de abuso, especialmente envolvendo menores de idade, para as autoridades competentes, garantindo assim a proteção da paciente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.