Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora. OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física . Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações). No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual
✂️ a) não considera história, cultura, medos e aflições dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio . ✂️ b) favorece, estimula e reforça uma prática gímnicodesportiva centrada no treinamento e no rendimento . ✂️ c) possibilita a inserção dos estudantes do Ensino Médio em algumas etapas do processo ensino-aprendizagem. ✂️ d) busca articular o conteúdo das aulas com os movimentos cotidianos dos estudantes, levando-os a participar do processo decisório da aprendizagem. ✂️ e) estimula a prática de exercícios e a execução de tarefas de repetição, buscando a automatização do movimento e o aperfeiçoamento da técnica aplicada nas atividades esportivas de caráter competitivo.