Questões Informática Sistemas Operacionais

A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional, possibi...

Responda: A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional, possibilitando aos programas alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar suas execuções. So...


1Q18481 | Informática, Sistemas Operacionais, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional, possibilitando aos programas  alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar suas execuções. Sobre processos, marque a  alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão pede para identificar a alternativa incorreta sobre processos em um sistema operacional. Vamos analisar cada alternativa:

a) A falta de recursos pode impedir a execução com sucesso de um programa. Esta afirmação é correta, pois a alocação insuficiente de recursos como memória, CPU ou dispositivos de entrada/saída pode impedir que um programa execute corretamente.

b) Em um sistema multiusuário, cada usuário tem o seu programa associado a um processo. Esta afirmação é correta, pois em sistemas multiusuários, diferentes processos são criados para cada programa executado por cada usuário, permitindo a gestão e isolamento entre as atividades de diferentes usuários.

c) Um processo também pode ser definido como o ambiente onde um programa é executado. Esta afirmação é correta, pois um processo fornece o ambiente necessário (incluindo espaço de memória, recursos do sistema e direitos de acesso) para a execução de um programa.

d) O processo é constituído de três partes: contexto de quotas, contexto de privilégios e endereçamento. Esta afirmação é incorreta. Um processo típico é constituído por um espaço de endereçamento (memória), um contexto de execução (que inclui registros do processador, program counter, etc.), e um conjunto de atributos de sistema (como prioridade de execução, IDs de usuário e grupo, etc.). A terminologia 'contexto de quotas' e 'contexto de privilégios' não é padrão na descrição de componentes de um processo.

Portanto, a alternativa d) é a incorreta, conforme solicitado pela questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.