Uma situação comum na prática, ocorre quando os dados são medidos e disponibilizados sequencialmente. Ou seja, a cada período de amostragem, um sistema qualquer de coleta de dados fornece medições correspondentes àquele instante. Obviamente, os dados poderiam ser armazenados até se ter um número suficiente para resolver o problema em batelada. Mas será que é possível utilizar os dados sequencialmente para atualizar o vetor de parâmetros de um determinado modelo?
AGUIRRE, L. A. Introdução à identificação de sistemas: técnicas lineares e não-lineares aplicadas a sistemas reais. 3. ed. rev. e ampl. p. 35, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
Com base no texto, analise as seguintes asserções.
É possível a estimação dos parâmetros com dados sequenciais, utilizando-se estimadores recursivos.
PORQUE
Além de serem úteis quando os dados são disponibilizados sequencialmente, os estimadores recursivos também têm utilidade para a resolução de problemas numéricos cuja solução em batelada seria difícil.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Uma situação comum na prática, ocorre quando os dados são medidos e disponibiliz...
Questão de Engenharia Elétrica da banca INEP aplicada no concurso ENADE (2011). Confira a resolução completa abaixo: