Com fundamento nos artigos 39 e seguintes que tratam da adoção, é INCORRET...

Com fundamento nos artigos 39 e seguintes que tratam da adoção, é INCORRETO afirmar:


Com fundamento nos artigos 39 e seguintes que tratam da adoção, é INCORRETO afirmar:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    Vamos analisar cada alternativa com base nos artigos 39 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratam da adoção:

    a) É permitida a adoção por procuração.
    Essa afirmativa é incorreta. A adoção é um ato solene e pessoal, que exige a presença do adotante e do adotando no processo judicial. A adoção por procuração não é permitida, pois a lei exige que o adotante participe diretamente do procedimento para garantir a proteção dos direitos do adotando.

    b) O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
    Correto. A lei estabelece que o adotando deve ser menor de 18 anos, salvo exceções como a guarda ou tutela já concedida.

    c) A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios.
    Correto. A adoção cria vínculo jurídico de filiação, com todos os direitos e deveres, inclusive sucessórios.

    d) Os divorciados, os judicialmente separados e os ex–companheiros podem adotar conjuntamente.
    Correto. A lei permite que essas pessoas adotem em conjunto, desde que comprovem a convivência estável e outros requisitos.

    e) Está incompleta, mas como a questão pede a alternativa incorreta, a resposta correta é a letra a).

    Portanto, a alternativa incorreta é a letra a).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.