Questões Direito Processual do Trabalho Partes e Procuradores

Caso um trabalhador mova uma reclamação trabalhista contra sua empresa empregadora e...

Responda: Caso um trabalhador mova uma reclamação trabalhista contra sua empresa empregadora e, na data designada para a audiência, compareça o advogado da empresa, portando a procuração, mas o preposto n...


1Q195349 | Direito Processual do Trabalho, Partes e Procuradores, Analista Advocacia, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao direito processual do trabalho, julgue os
itens de 91 a 100.

Caso um trabalhador mova uma reclamação trabalhista contra sua empresa empregadora e, na data designada para a audiência, compareça o advogado da empresa, portando a procuração, mas o preposto não esteja presente, a empresa será considerada revel.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Aqui a questão fala sobre a revelia no processo do trabalho. Revelia acontece quando a parte ré não comparece ou não se manifesta no processo, o que pode levar à presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor.

No caso, a empresa é a parte ré. Se o advogado dela comparece, mas o preposto (que é a pessoa que representa a empresa na audiência para prestar esclarecimentos) não está presente, a empresa pode sim ser considerada revel. Isso porque, na audiência trabalhista, a presença do preposto é obrigatória para que a empresa possa se defender adequadamente.

Portanto, só a presença do advogado com procuração não substitui a necessidade do preposto na audiência. Se o preposto não comparece, a empresa fica em situação de revelia. Por isso, a afirmativa está certa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.