Questões Direito Constitucional Organização Político Administrativa do Estado

Uma vez que, no Estado federal, há mais de uma ordem jurídica incidente sobre o mes...

Responda: Uma vez que, no Estado federal, há mais de uma ordem jurídica incidente sobre o mesmo território e sobre as mesmas pessoas, a repartição de competências entre os entes federativos, prevista pel...


1Q195822 | Direito Constitucional, Organização Político Administrativa do Estado, Analista Arquivologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à organização político-administrativa do Estado e
às atribuições e responsabilidades do presidente da República,
julgue os itens subsequentes.

Uma vez que, no Estado federal, há mais de uma ordem jurídica incidente sobre o mesmo território e sobre as mesmas pessoas, a repartição de competências entre os entes federativos, prevista pela CF, favorece a eficácia da ação estatal, evitando conflitos e desperdício de esforços e recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão fala sobre o Estado federal e a repartição de competências entre os entes federativos, que são a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. No Brasil, a Constituição Federal estabelece claramente quais são as competências de cada ente, o que ajuda a organizar a atuação do Estado em diferentes níveis.

Como há mais de uma ordem jurídica (leis e normas) atuando no mesmo território e sobre as mesmas pessoas, essa divisão de competências é fundamental para evitar conflitos entre as leis e para que os recursos públicos sejam usados de forma eficiente. Assim, a ação estatal fica mais eficaz, porque cada ente sabe o que pode fazer e onde deve atuar.

Portanto, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.