Analise as afirmativas sobre as diferenças entre as Relações Públicas, o Marketing, o Jornalismo e a Publicidade/Propaganda, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) e, a seguir, assinale a alternativa correta. I–As Relações Públicas distinguem–se do Jornalismo porque, embora recorram a técnicas comuns na obtenção de informações, perseguem finalidades e possuem públicos e alcances diferentes. As Relações Públicas abrangem atividades como a criação e gestão de imagens positivas, a organização de eventos, a assessoria de imprensa, a comunicação através de vários meios, etc. Direcionam–se para públicos delimitados, segmentados e restritos. A atividade jornalística corresponde, essencialmente, ao recolhimento, hierarquização, seleção e tratamento da informação e à sua veiculação por um meio determinado para um público vasto. II–As Relações Públicas são mais abrangentes do que a Publicidade e não requerem a dispendiosa aquisição de espaço ou tempo de emissão nos meios de comunicação de massa. III–O Marketing ocupa–se predominantemente dos consumidores de determinados serviços, bens, idéias ou mesmo personagens. As Relações Públicas, embora recorram a técnicas persuasivas, têm por objetivo estimular a compreensão mútua entre uma entidade e seus públicos, através da comunicação, e contribuir para que ambos se ajustem em termos de comportamentos, atitudes e cognições. O Marketing visa, essencialmente, persuadir o público externo de uma entidade e "vender" produtos, idéias ou pessoas, daí a ênfase em modelos simétricos de comunicação. IV– A convergência entre Publicidade, Marketing e Relações Públicas leva, freqüentemente, à utilização de termos como comunicação integrada de marketing, comunicação convergente ou comunicação integrada, comunicação de marketing, entre outros, para caracterizar todo esse vasto espaço comunicacional.
✂️ a) Somente I e II estão corretas. ✂️ b) Somente II e III estão corretas. ✂️ c) Somente I, II e IV estão corretas. ✂️ d) Somente III e IV estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.