Questões Medicina do Trabalho

Homem, 65 anos, obeso, tabagista (mais de 20 cigarros por dia), hipertenso com trata...

Responda: Homem, 65 anos, obeso, tabagista (mais de 20 cigarros por dia), hipertenso com tratamento irregular, chega ao PS com queixa de precordialgia, tipo aperto há pouco mais de 40 minutos, acompanhada...


Q197135 | Medicina do Trabalho, Agente Técnico Legislativo Especializado Medicina do Trabalho, AL SP, FCC

Homem, 65 anos, obeso, tabagista (mais de 20 cigarros por dia), hipertenso com tratamento irregular, chega ao PS com queixa de precordialgia, tipo aperto há pouco mais de 40 minutos, acompanhada de palpitações, náuseas e vômitos. O ECG apresenta inversão profunda (> 5 mm) e simétrica da onda T, que se normaliza com o uso de nitrato sublingual, havendo também melhora da dor. Nesse caso,

David Castilho
Por David Castilho em 08/01/2025 15:34:13🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

O caso descrito apresenta um paciente do sexo masculino, 65 anos, com fatores de risco significativos para doença arterial coronariana, como obesidade, tabagismo, hipertensão e sintomas de dor precordial. O ECG mostrou inversão profunda e simétrica da onda T, que é um sinal sugestivo de isquemia miocárdica.

A melhora dos sintomas e do ECG com o uso de nitrato sublingual sugere uma instabilidade no quadro clínico, o que pode ser caracterizado como angina instável ou infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento de ST. Nesses casos, é importante a avaliação e acompanhamento médico para estratificação de risco e definição do tratamento adequado.

Portanto, a opção correta é a letra e), pois o diagnóstico pode ser angina instável ou infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento de ST.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.