Em geral existem dois grupos de mercadorias: as mercadorias idéias, constituídas pelos bens intangíveis, e as mercadorias bens, constituídas pelos bens materiais e tangíveis, que dividem os mercados em dois tipos: o mercado simbólico e o mercado material. Esta categorização estabelece hierarquias no processo de Marketing, pelas quais se pode caracterizar os papéis do marketing empresarial e do marketing institucional. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. O marketing empresarial prepondera nas organizações com fins lucrativos, nas quais a atividade econômica é dominante; enquanto o marketing institucional é típico das organizações sem fins lucrativos, caracterizados por práticas de divulgação institucional. II. O marketing empresarial refere-se a ações praticadas no mercado material; já o marketing institucional refere-se às trocas características do mercado simbólico. III. O marketing empresarial é o lugar por excelência da atuação das organizações sem fins lucrativos, enquanto o marketing institucional prepondera nas organizações com fins lucrativos. IV. O marketing empresarial é atividade complementar das organizações sem fins lucrativos; enquanto o marketing institucional complementa ações das organizações com fins lucrativos.
✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) Somente a I, II e a IV estão corretas. ✂️ c) Somente a II e a III estão corretas. ✂️ d) Somente a I e a II estão corretas. ✂️ e) Todas estão corretas.