Segundo Margarida Kunsch (2003), o estudo do ambiente organizacional é uma etapa importante na elaboração de um plano estratégico de comunicação. Analise as afirmativas sobre a etapa de análise ambiental e, a seguir, assinale a alternativa correta. I– A análise do ambiente relevante ou setorial consiste no levantamento de todos os fatores ou variáveis externos que possam interferir na vida da organização, estabelecendo as oportunidades e as ameaças para a organização e a comunicação. II– As oportunidades e ameaças são variáveis externas incontroláveis por parte da organização e podem ser levantadas a partir da análise de swot. III– A análise ambiental diz respeito ao meio ambiente específico da organização, aos públicos relevantes com os quais ela se relaciona por meio das "entradas" (inputs) e das "saídas" (output). IV– A análise do ambiente interno tem início pela caracterização dos públicos internos, partindo–se em seguida para a verificação dos produtos, serviços, recursos, mercado, situação financeira, estrutura organizacional, atividades presentes e futuras, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do posicionamento institucional e mercadológico.
✂️ a) Somente I está correta. ✂️ b) Somente I e II estão corretas. ✂️ c) Somente II e IV estão corretas. ✂️ d) Somente I, II e III estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.