No Período Regencial (1831 a 1840) ocorreram grandes disputas políticas, que se expressaram pelos jornais, nos debates do parlamento e, várias vezes, pela luta armada, em revoltas sociais nas províncias. Assinale a alternativa que identifica as condições políticas da sociedade brasileira naquele período. privilégios.
✂️ a) A presença do príncipe regente contribui para o pacifismo típico daquele período, promovendo o equilíbrio das forças sociais e a concretização do objetivo do governo provisório de manter a ordem e a lei até a maioridade do novo imperador. ✂️ b) A elite política, tendo como principal objetivo a instauração de uma sociedade democrática, articulava-se de forma a garantir que as expectativas das diversas camadas sociais estivessem representadas e consolidadas no Estado nacional brasileiro. ✂️ c) O Brasil regencial foi um período politicamente agitado e violento, com uma grande massa de marginalizados da participação política e uma elite que lutava entre si, denominando-se liberais ou conservadores, mas, na prática, se articulavam para a manutenção dos seus privilegios
✂️ d) As rebeliões regenciais questionavam a situação de miséria em que se encontrava a maioria da população, reivindicando liberdade e maior acesso ao cenário político mas sem atacar a legitimidade e a centralização do poder exercido pelo imperador. ✂️ e) Os conflitos regenciais, a disputa entre as elites e as graves questões sociais e econômicas, apesar de gerarem alguma instabilidade no âmbito das províncias, não ameaçaram a unidade política do país.