Questões Português

A construção está sendo impulsionada pela forte expansão dos financiamentos habitaciona...

Responda: A construção está sendo impulsionada pela forte expansão dos financiamentos habitacionais e pelos investimentos em infraestrutura.


1Q19978 | Português, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 30/3/2010. Julgue-os com relação à correção gramatical.
A construção está sendo impulsionada pela forte expansão dos financiamentos habitacionais e pelos investimentos em infraestrutura.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A frase "A construção está sendo impulsionada pela forte expansão dos financiamentos habitacionais e pelos investimentos em infraestrutura." está correta do ponto de vista gramatical.

Aqui, o sujeito é "A construção" e o verbo "está sendo impulsionada" está na voz passiva, concordando corretamente com o sujeito. A preposição "pela" (por + a) está bem usada para indicar o agente da passiva, e a coordenação "pela forte expansão dos financiamentos habitacionais e pelos investimentos em infraestrutura" está correta, pois mantém a paralelismo com a repetição da preposição "pelos".

Portanto, a construção está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.