Questões Português

O texto evidencia que os trabalhadores chineses produzem mais e melhor porque são be...

Responda: O texto evidencia que os trabalhadores chineses produzem mais e melhor porque são bem preparados e bem remunerados.


1Q200740 | Português, Escriturário, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A política agressiva de preços praticados pelos fornecedores chineses de equipamentos para telecomunicações preocupa os fabricantes ocidentais, instalados há mais tempo no Brasil. Com preços que chegam a ser 50% menores que os praticados pelos rivais e com rapidez na entrega, os chineses estão avançando no mercado brasileiro em ritmo acelerado. Nos bastidores, os ocidentais questionam como os asiáticos conseguem, atuando principalmente com importações, ser mais barateiros que os demais. Em nenhum momento pronunciam o palavrão dumping, mas sugerem discretamente que a prática está ocorrendo. Em contrapartida, os chineses afirmam que são competitivos porque têm mão-de-obra barata e investiram pesadamente em tecnologia nas últimas décadas.

Valor Econômico, 5/6/2005, p. 3B (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, bem como as características marcantes do atual modelo econômico mundial, julgue os itens subseqüentes.

O texto evidencia que os trabalhadores chineses produzem mais e melhor porque são bem preparados e bem remunerados.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O texto não diz que os trabalhadores chineses produzem mais e melhor porque são bem preparados e bem remunerados. Pelo contrário, ele destaca que os chineses são competitivos principalmente por terem mão-de-obra barata e por terem investido em tecnologia. Ou seja, o foco está no custo baixo da mão-de-obra, não na alta remuneração ou preparação dos trabalhadores. Portanto, a afirmativa está errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.