Uma empresa instituiu um programa de qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos. Uma das grandes vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e processos às normas da International Organization for Standardization (ISO). Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem, contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de
✂️ a) realização periódica de auditorias externas. ✂️ b) determinação de métodos para obtenção e uso de informações relativas à percepção do cliente sobre o atendimento da organização em relação a seus requisitos. ✂️ c) validação de quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente. ✂️ d) planejamento e implementação dos processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria, para assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade. ✂️ e) elaboração e disponibilização de um manual da qualidade que preveja o escopo do sistema de gestão da qualidade, os procedimentos documentados estabelecidos para esse sistema, assim como uma descrição da interação entre os processos do referido sistema.