Questões Português Significação Contextual de Palavras e Expressões

De acordo com o autor, o desempenho dos estudantes cotistas

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1Q203054 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

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Leia o texto para responder a questão.

      As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. No vestibular, que é o princípio de tudo, os cotistas estão só um pouco atrás. Segundo dados do Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte para os candidatos convencionais a vagas de medicina nas federais foi de 787,56 pontos. Para os cotistas, foi de 761,67 pontos. A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%. IstoÉ entrevistou educadores e todos disseram que essa distância é mais do que razoável. Na verdade, é quase nada. Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais conceituadas do País, os resultados do último vestibular surpreenderam. “A maior diferença entre as notas de ingresso de cotistas e não cotistas foi observada no curso de economia”, diz Ângela Rocha, pró-reitora da UFRJ. “Mesmo assim, essa distância foi de 11%, o que, estatisticamente, não é significativo”.

(www.istoe.com.br)

De acordo com o autor, o desempenho dos estudantes cotistas
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O autor do texto defende que o desempenho dos estudantes cotistas é satisfatório, demonstrando que eles são competentes e merecedores de frequentar uma universidade pública de qualidade. O texto destaca que, apesar de uma pequena diferença nas notas de corte entre cotistas e não cotistas, essa diferença é considerada razoável e que, ao longo do curso, essa diferença pode ser igualada ou superada. Portanto, o texto ratifica a ideia de que as cotas lograram êxito no sistema educacional brasileiro, garantindo oportunidades para estudantes que frequentaram escolas públicas e contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior.
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