Questões Técnicas de Vendas e Negociação Marketing de Serviços e Valor

Enquanto o conceito de vendas tem como foco as necessidades do consumidor, o conceit...

Responda: Enquanto o conceito de vendas tem como foco as necessidades do consumidor, o conceito de marketing tem como foco o produto/serviço bancário.


Q203651 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing de Serviços e Valor, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
da nova economia é a diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores
cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas
escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela
exclusividade pode ser a diferença entre continuar existindo ou
desaparecer.

Ao recebermos aquele "novo" cartão de débito e crédito,
ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicação,
temos a impressão de ter entrado para uma sociedade fechada, da
qual apenas alguns poucos privilegiados participam.
Poucos dias depois - às vezes no mesmo dia -
verificamos que vários concorrentes do nosso banco estão
oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de
comprar. Nossa sensação é a de termos sido enganados, de que
compramos gato por lebre, e aí se instala em nós uma imensa
dissonância cognitiva.

Será que os profissionais de marketing dos bancosnão
perceberam, ainda, que exclusividade é algo fácil de oferecer mas
difícil de manter?

João Baptista Vilhena. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 99
a 106, a respeito de marketing e satisfação do cliente.

Enquanto o conceito de vendas tem como foco as necessidades do consumidor, o conceito de marketing tem como foco o produto/serviço bancário.

David Castilho
Por David Castilho em 06/03/2025 17:45:48🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O item apresenta uma inversão dos conceitos de vendas e marketing. Tradicionalmente, o conceito de vendas foca mais nas necessidades da empresa de vender seus produtos ou serviços, enquanto o conceito de marketing é mais abrangente e centrado no consumidor. O marketing envolve entender as necessidades e desejos dos consumidores e desenvolver produtos ou serviços que atendam ou superem essas expectativas. Portanto, a afirmação de que o conceito de vendas tem como foco as necessidades do consumidor, enquanto o conceito de marketing tem como foco o produto/serviço, está incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.