Questões Redação Oficial

O vocativo do documento - "Senhor Secretário Executivo" - e a forma de tratamento - "se...

Responda: O vocativo do documento - "Senhor Secretário Executivo" - e a forma de tratamento - "seu ofício" - respeitam a correção gramatical e o formato do documento.


Q20484 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ofício n.º 111/2009/ATN

Senhor Secretário Executivo,

1. Em atendimento a seu ofício de 22 de janeiro de 2008, informamos já ter sido autorizada a circulação de embarcações do mencionado calado no rio Tal-e-Tal.

(...)


Considerando que o texto apresentado acima seja parte de um ofício, julgue os itens seguintes, com relação à elaboração de documentos oficiais.
O vocativo do documento - "Senhor Secretário Executivo" - e a forma de tratamento - "seu ofício" - respeitam a correção gramatical e o formato do documento.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

No contexto de um ofício, o vocativo "Senhor Secretário Executivo" e a forma de tratamento "seu ofício" estão corretos e adequados. O vocativo é utilizado para se dirigir à autoridade ou destinatário do documento, enquanto a forma de tratamento demonstra respeito e formalidade na comunicação oficial. Portanto, ambos estão de acordo com a norma culta da língua e com o formato esperado para documentos oficiais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.