O art. 34 da CF dispõe que a União não intervirá nos estados nem no DF, salvo...

O art. 34 da CF dispõe que a União não intervirá nos estados nem no DF, salvo algumas exceções. Quanto à intervenção federal, assinale a opção correta à luz da CF.


O art. 34 da CF dispõe que a União não intervirá nos estados nem no DF, salvo algumas exceções. Quanto à intervenção federal, assinale a opção correta à luz da CF.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    A intervenção federal está prevista nos artigos 34 a 36 da Constituição Federal. Ela é uma medida excepcional em que a União intercede nos estados e no Distrito Federal para garantir a observância de princípios constitucionais sensíveis.

    No caso da questão, a opção correta é a letra a), que estabelece que a decretação da intervenção federal dependerá de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de representação do Procurador-Geral da República. Isso significa que a intervenção federal só pode ser decretada pelo STF após uma representação do PGR, que é o chefe do Ministério Público da União.

    Portanto, a opção correta é a letra a), conforme previsto na Constituição Federal.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.