Questões Engenharia de Produção

O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na prime...

Responda: O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na primeira, chamada era da inspeção, realizava-se a inspeção dos produtos no final da linha de produção; na segunda, ...


1Q206882 | Engenharia de Produção, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 6, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os diversos conceitos de qualidade, julgue os itens

seguintes.

O desenvolvimento da gestão da qualidade divide-se em quatro fases ou eras. Na primeira, chamada era da inspeção, realizava-se a inspeção dos produtos no final da linha de produção; na segunda, passou a ser realizado o controle estatístico do processo de produção, como medida preventiva à obtenção de qualidade; na terceira, a era do sistema de garantia da qualidade, a qualidade passou a ser considerada em todas as etapas do ciclo de produção e, na quarta, a era da gestão estratégica da qualidade, adotou-se a abordagem sistêmica, com foco no ambiente externo da organização e na melhoria contínua dos processos de controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda as quatro fases ou eras do desenvolvimento da gestão da qualidade, que são amplamente reconhecidas na literatura de administração e qualidade.

Na primeira era, chamada era da inspeção, o foco estava na inspeção do produto final, para identificar defeitos após a produção. Essa abordagem era reativa, pois a qualidade era verificada somente ao final do processo.

Na segunda era, o controle estatístico do processo foi introduzido, permitindo o monitoramento e controle durante a produção, com o objetivo de prevenir defeitos. Essa fase é caracterizada pelo uso de ferramentas estatísticas para garantir a qualidade.

Na terceira era, o sistema de garantia da qualidade passou a considerar a qualidade em todas as etapas do ciclo produtivo, integrando processos e procedimentos para assegurar a qualidade desde o início até o fim da produção.

Finalmente, na quarta era, a gestão estratégica da qualidade adotou uma visão sistêmica, focando não só nos processos internos, mas também no ambiente externo da organização, enfatizando a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

Portanto, a descrição apresentada na questão está correta e condiz com o desenvolvimento histórico da gestão da qualidade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.