Quanto ao adimplemento das obrigações, é errado afirmar que

Quanto ao adimplemento das obrigações, é errado afirmar que


Quanto ao adimplemento das obrigações, é errado afirmar que

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b)

    Vamos analisar as alternativas para entender por que a letra b está errada.

    a) O pagamento feito a quem não era credor, mas aparentava ser, é válido pela lei. Isso é verdade, porque o Código Civil protege o devedor que paga a quem parece ser o credor, para evitar que ele tenha que pagar duas vezes.

    b) O pagamento feito a quem não era credor, mas aparentava ser, obriga o devedor a pagar novamente ao verdadeiro credor. Essa afirmação está errada justamente porque, se o pagamento foi feito de boa-fé a quem aparentava ser o credor, o devedor não precisa pagar de novo ao verdadeiro credor. O pagamento é considerado válido.

    c) O pagamento não é a única forma de adimplemento prevista no Código. Correto, existem outras formas, como a novação, compensação, confusão, entre outras.

    d) A confusão é forma de adimplemento. Também correto, a confusão ocorre quando as qualidades de credor e devedor se unem na mesma pessoa, extinguindo a obrigação.

    e) A alternativa está incompleta, mas como a questão pede para identificar a afirmativa errada, a letra b é a resposta correta para isso.

    Portanto, a alternativa b é a errada.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.