O servidor que exige de um cidadão certa quantia em dinheiro para praticar...

O servidor que exige de um cidadão certa quantia em dinheiro para praticar ato regular e lícito, relativo às suas funções, comete, em tese, o crime de:


🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    Quando um servidor público exige dinheiro de um cidadão para praticar um ato que ele já tem o dever de fazer, isso configura o crime de concussão. Ou seja, ele está "extorquindo" uma quantia indevida para cumprir uma obrigação legal.

    Vamos analisar as outras opções para ficar mais claro:

    - Prevaricação é quando o servidor retarda ou deixa de praticar um ato para satisfazer interesse pessoal, mas não necessariamente exige dinheiro.
    - Corrupção passiva é quando o servidor aceita vantagem indevida para praticar ou deixar de praticar um ato.
    - Corrupção ativa é o contrário: é o cidadão que oferece vantagem indevida ao servidor.
    - Excesso de exação ocorre quando o servidor exige tributo ou contribuição social indevida, ou valor maior do que o devido, mas isso é mais relacionado a tributos.

    Portanto, a resposta correta é concussão.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.