A troponina e mioglobina são enzimas dosadas nas síndromes coronarianas, l...

A troponina e mioglobina são enzimas dosadas nas síndromes coronarianas, logo:


A troponina e mioglobina são enzimas dosadas nas síndromes coronarianas, logo:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b) A troponina e a mioglobina são marcadores importantes na avaliação das síndromes coronarianas agudas, especialmente no diagnóstico do infarto do miocárdio.

    A mioglobina é uma proteína liberada rapidamente após a lesão do músculo cardíaco, elevando-se nas primeiras 2 a 4 horas após o início dos sintomas, sendo um marcador precoce, porém com baixa especificidade.

    A troponina, por sua vez, é um marcador mais específico do dano miocárdico. Ela começa a se elevar cerca de 3 a 6 horas após o início dos sintomas, alcança o pico em 12 a 24 horas e pode permanecer elevada por um período prolongado, geralmente de 5 a 14 dias.

    Assim, a alternativa b está correta ao afirmar que a troponina normaliza-se depois de 5-14 dias e que a mioglobina apresenta elevação mais precoce que a troponina.

    As outras alternativas apresentam informações incorretas: a mioglobina não eleva-se 12 horas após os sintomas, mas sim muito antes; a troponina não eleva-se tão precocemente quanto 2 horas; a troponina tem maior sensibilidade que a CK-MB; e a mioglobina não permanece elevada por 5-12 dias, pois seu nível retorna ao normal em cerca de 24 horas.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.