A caracterização morfológica e a localização espacial permitem, dentro do contexto clínico, pressupor em muitas circunstâncias o diagnóstico diferencial das massas cardíacas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O tumor primário mais encontrado é o mixoma cardíaco. Suas características mais comuns são: predomina em átrio esquerdo, pode apresentar fluxo pré-valvar acelerado mimetizando estenose mitral ou tricúspide; é comumente móvel com fixação em septo interatrial e, devido a essas características, com possibilidade de embolização.
b) O rabdomioma é o tumor mais encontrado em crianças. São múltiplos, relacionados à esclerose tuberosa e frequentemente encontrados nos ventrículos.
c) Os tumores secundários cardíacos são mais comuns do que os primários. Os carcinomas do pulmão, leucemias, linfomas, melanomas são as fontes mais comuns de metástases para o coração. O acometimento pericárdico dos tumores secundários é raro.
d) O fibroelastoma papilar é um tumor benigno primário do coração e caracteriza-se pelo pequeno tamanho, com ocorrência mais frequente em valvas cardíacas. Apresenta consistência gelatinosa, tendo como importante diagnóstico diferencial as vegetações cardíacas.