Questões Legislação de Trânsito CTB

Dirigir com maior segurança depende tam-bém da postura do condutor frente a direção ...

Responda: Dirigir com maior segurança depende tam-bém da postura do condutor frente a direção do veículo. Analise as afirmações a seguir. I O condutor deve dirigir com as mãos apoia-das na part...


1Q215190 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, MPE SC, ACAFE

Dirigir com maior segurança depende tam-bém da postura do condutor frente a direção do veículo.

Analise as afirmações a seguir. I O condutor deve dirigir com as mãos apoia-das na parte externa do volante, em posição similar aos ponteiros do relógio nas posições 10 para as 2h ou de 9 h e 15 minutos.

II O condutor deve ajustar os retrovisores ex-ternos do veículo de maneira que enxergue a lateral do seu veículo.

III O condutor deve ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos.

IV O condutor deve posicionar-se no banco do veículo de modo que seus braços fiquem retos ao usar o volante.

V O condutor deve manter os calcanhares apoi-ados no assoalho do veículo e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver u-sando.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Analisando cada afirmação:

I - O condutor deve dirigir com as mãos apoiadas na parte externa do volante, em posição similar aos ponteiros do relógio nas posições 10 para as 2h ou de 9 h e 15 minutos.
Essa afirmação está correta, pois a posição correta das mãos no volante ajuda na segurança e no controle do veículo.

II - O condutor deve ajustar os retrovisores externos do veículo de maneira que enxergue a lateral do seu veículo.
Essa afirmação está incorreta. O correto é ajustar os retrovisores de forma a minimizar os pontos cegos e ampliar a visão lateral e traseira do veículo.

III - O condutor deve ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos.
Essa afirmação está correta, pois o encosto de cabeça deve estar ajustado para garantir a proteção em caso de colisão.

IV - O condutor deve posicionar-se no banco do veículo de modo que seus braços fiquem retos ao usar o volante.
Essa afirmação está incorreta. O correto é posicionar o banco de forma que os braços fiquem levemente flexionados ao segurar o volante.

V - O condutor deve manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando.
Essa afirmação está correta, pois manter os calcanhares apoiados no assoalho ajuda na estabilidade e evita acidentes.

Portanto, as afirmações corretas são I, III e V, conforme a opção b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.