Questões Português Sintaxe

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência.

Responda: Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência.


1Q217664 | Português, Sintaxe, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

O Clube dos Suicidas

    

    A senhora – o que foi que tomou mesmo? Comprimidos. Não sabe que comprimidos? Gardenal. Tomou Gardenal. Muitos? Cuidado, não pise no fio do microfone. Dez comprimidos. E o que foi que sentiu? Uma tontura gostosa! Vejam só, uma tontura gostosa! Não é notável? Uma tontura gostosa. E foi por causa de quem? Olha o fio. Do marido. O marido bebia. Batia também? Batia. Voltava bêbado e batia. Quebrava toda a louça. Agora prometeu se regenerar. E ela não vai mais tomar Gardenal. Palmas. Olha o fio. Fica ali, à esquerda. Ali, junto com as outras. Depois recebe o brinde. Aproveito este breve intervalo para anunciar que a moça loira da semana passada – lembram, aquela que tomou ri-do- -rato? Morreu. Morreu ontem. A família veio aqui me avisar. Foi uma dura lição, infelizmente ela não poderá aproveitar. Outros o farão. E a senhora? Ah, não foi a senhora, foi a menina. Que idade tem ela? Dez. Tomou querosene? Por que a senhora bateu nela? A senhora não bate mais, ouviu? E tu não toma mais querosene, menina. A propósito, que tal o gosto? Ruim. Não tomou com guaraná? Ontem esteve aqui uma que tomou com guaraná. Diz que melhorou o gosto. Não sei, nunca provei. De qualquer modo, bem-vinda ao nosso Clube. Fica ali, junto com as outras. Cuidado com o fio. Olha um homem! Homem é raro aqui. O que foi que houve? A mulher lhe deixou? Miserável. Ah, não foi a mulher. Perdeu o emprego. Também não é isto. Fala mais alto! Está desenganado. É câncer? Não sabe o que é. Quem foi que desenganou? Os doutores às vezes se enganam. Fica ali à esquerda e aguarde o brinde. E esta moça? Foi Flit? Tu pensas que é barata, minha filha? Vai ali para a esquerda. Olha o fio, olha o fio. E esta senhora, tão velhinha – já me disseram que a senhora quis se enforcar. É verdade? Com o fio do ferro elétrico, quem diria! E dá? Mostra para nós como é que foi. Pode usar o fio do microfone.


(Moacyr Scliar, Os melhores contos, 1996)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão trata da regência verbal, que é a relação de dependência entre o verbo e seus complementos. É importante observar quais preposições são exigidas por cada verbo para que a frase esteja correta segundo a norma-padrão.

Na alternativa a), o verbo 'avisar' exige a preposição 'de' quando se refere ao conteúdo da informação, ou pode ser usado sem preposição quando o objeto é direto. A frase 'avisou o apresentador que ela morreu' está correta, mas o problema está na palavra 'ri-do-rato', que é um erro de grafia, não relacionado à regência.

Na alternativa b), o verbo 'discordar' rege a preposição 'de', portanto o correto seria 'discordava da atitude do marido', e não 'discordava com'.

Na alternativa c), o verbo 'confiar' rege a preposição 'em', portanto o correto seria 'confiou no diagnóstico dos médicos'. Além disso, o verbo 'anseia' não rege preposição, então 'anseia mais se curar' seria o correto, sem 'de'.

Na alternativa d), o verbo 'dar' no sentido de 'fornecer' ou 'oferecer' é transitivo direto, e 'dão seu depoimento' está correto, assim como 'estão aptas a ganhar um brinde', pois o verbo 'estar apto' rege a preposição 'a'. Portanto, esta alternativa está correta segundo a norma-padrão.

Na alternativa e), o verbo 'convicto' exige a preposição 'de', então o correto seria 'está convicto de que a menina tomou querosene'.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que a alternativa d) é a única que apresenta regência verbal correta e concordância adequada, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.