Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha e...

Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha eram rigorosas e destinavam-se _____ funcionárias daquele setor.


publicidade
Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha eram rigorosas e destinavam-se _____ funcionárias daquele setor.
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Adauto Amaral Oliveira
    Adauto Amaral Oliveira
    08/06/2011 • 17:02
    1 - No primeiro espaço não há crase, pois "todas" está no plural, não podendo concordar com a crase "à".
    2 - Não há crase antes de verbo.
    3 - A regência do verbo obedecer pede a preposição "a", portanto, o correto é : "... obedecer às decisões da assembleia."
  • Denise do Valle Bueno
    Denise do Valle Bueno
    25/12/2016 • 21:31
    ta no site só português
    A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual e as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase. É possível detectar a ocorrência da crase nesses casos, utilizando a substituição do termo regido feminino por um termo regido masculino. Por exemplo:

    A igreja à qual me refiro fica no centro da cidade.
    São normas às quais todos os alunos devem obedecer.
    Esta foi a conclusão à qual ele chegou.
    A sessão à qual assisti estava vazia.
    Várias alunas às quais ele fez perguntas não souberam responder nenhuma das questões.
    O monumento ao qual me refiro fica no centro da cidade.
  • Edivan Gonaçalves da Silva
    Edivan Gonaçalves da Silva
    21/05/2018 • 14:43
    1º Expunha-se A uma severa punição, ( não há crase diante de pronomes indefinidos)
    2º porque as ordens ÀS quais se opunha eram rigorosas (OPUNHA VTI quem se opõe se opõe a algo e AS ORDENS substatantivo feminino a crase concorda com o substantivo em numero)
    3 º e destinavam-se ÀS funcionárias daquele setor.( Funcionárias = Feminino, basta trocar funcionárias por funcionários que aparecera AOS então há crase.)
  • maxon santana gomes
    maxon santana gomes
    01/03/2014 • 18:17
    você errou porque não a crase antes de artigo indefinido feminino
  • Oliveira souza dc
    Oliveira souza dc
    05/10/2013 • 09:47
    PQ EU ERREI COLOCANDO A LETRA C?? EXPUNHA-SE "Á" UMA...(UMA É PALAVRA FEMININA,ENTAO PEDE A CRASE,NAO É?AFF

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.