Um planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:
✂️ a) conhecer a comunidade, informar aos alunos suas obrigações e regras de convivência, comunicar-se pedagogicamente e saber se impor nas aulas ✂️ b) ter conhecimento do planejamento escolar, conhecer criticamente os planos ofi ciais da educação, diagnosticar a realidade da escola e conhecer e saber aplicar as tendências da educação física ✂️ c) utilizar todas as tendências da educação física, participar dos projetos da escola, montar as aulas de todo o ano letivo e promover atividades de cunho transformador ✂️ d) dominar as leis educacionais, conhecer os alunos e suas realidades, promover a disciplina e cooperar com os outros setores da escola ✂️ e) planejar com todo o corpo docente da escola, educar com a interdisciplinaridade, promover eventos esportivos e identifi car talentos esportivos