Questões Direito Constitucional Mecanismos formais de reforma emendas e revisão

Quatro deputados estaduais de Sergipe submeteram à apreciação do presidente da Assem...

Responda: Quatro deputados estaduais de Sergipe submeteram à apreciação do presidente da Assembléia Legislativa proposta de emenda à CF para ser encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, em regim...


1Q227018 | Direito Constitucional, Mecanismos formais de reforma emendas e revisão, Procurador, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética,
seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação à
Constituição Federal.

Quatro deputados estaduais de Sergipe submeteram à apreciação do presidente da Assembléia Legislativa proposta de emenda à CF para ser encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, em regime de urgência. Nessa situação, recebida a proposta na Câmara dos Deputados, poderá seu presidente encaminhar o texto para tramitação, uma vez que presidente de assembléia legislativa estadual tem competência para formular proposta de emenda à CF.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Olha só, a Constituição Federal permite que a iniciativa popular ou de determinados órgãos e autoridades possa propor emenda à Constituição. No caso dos deputados estaduais, eles têm sim essa competência para apresentar proposta de emenda à Constituição, desde que seja por um terço deles, e que a proposta seja encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, que então a remete ao presidente da Câmara dos Deputados para tramitação.

Então, nesse cenário, os quatro deputados estaduais de Sergipe (que representam um terço da Assembleia, considerando que a Assembleia tem 24 deputados, por exemplo) podem propor a emenda, e o presidente da Câmara dos Deputados pode sim receber essa proposta e encaminhá-la para tramitação. Portanto, a assertiva está certa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.