I. Considera-se consumidora, a efeitos processuais, uma empresa administra...

I. Considera-se consumidora, a efeitos processuais, uma empresa administradora de estacionamentos que demanda contra a seguradora que contratou, o recebimento de indenização por ter sofrido roub...


publicidade

I. Considera-se consumidora, a efeitos processuais, uma empresa administradora de estacionamentos que demanda contra a seguradora que contratou, o recebimento de indenização por ter sofrido roubo.

II. Somente se reconhece a aplicação do Código de Defesa do consumidor em contratos bancários, se estes não são empresariais.

III. Não é admitida a aplicação das normas do Código de Defesa do Consumidor a consumidores profissionais, ainda que demonstrada sua vulnerabilidade técnica, jurídica ou econômica.

Considerando as assertivas acima se afirma que:

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    22/10/2025 • 18:20
    Gabarito: a)

    A assertiva I está correta porque, para efeitos processuais, uma empresa administradora de estacionamentos pode ser considerada consumidora ao demandar contra a seguradora que contratou, conforme entendimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que protege o consumidor final, inclusive pessoa jurídica, quando esta adquire produto ou serviço como destinatária final.

    A assertiva II também está correta. O CDC se aplica aos contratos bancários quando o consumidor não é empresarial, ou seja, quando o contrato é firmado com pessoa física ou pessoa jurídica que não tenha natureza empresarial, conforme entendimento consolidado na jurisprudência e doutrina.

    Já a assertiva III está incorreta. O CDC não exclui a aplicação das suas normas a consumidores profissionais, especialmente quando demonstrada a vulnerabilidade técnica, jurídica ou econômica. O artigo 4º, inciso I, do CDC, reconhece a vulnerabilidade do consumidor, independentemente de sua condição profissional, e a proteção deve ser garantida quando houver essa vulnerabilidade.

    Portanto, apenas as assertivas I e II estão corretas, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.