Questões Direito Civil Contratos em Espécie

Examine os seguintes enunciados. I – Caberá a restituição por enriqueciment...

Responda: Examine os seguintes enunciados. I – Caberá a restituição por enriquecimento, mesmo se a lei conferir ao lesado outros meios para se ressarcir do prejuízo sofrido. II – A obriga...


1Q236607 | Direito Civil, Contratos em Espécie, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

Examine os seguintes enunciados.

I – Caberá a restituição por enriquecimento, mesmo se a lei conferir ao lesado outros meios para se ressarcir do prejuízo sofrido.

II – A obrigação do fiador passa aos herdeiros; mas a responsabilidade da fiança se limita ao tempo decorrido até a morte do fiador, e não pode ultrapassar as forças da herança.

III – Não é válida a instituição do companheiro como beneficiário do seguro, mesmo se ao tempo do contrato o segurado era separado judicialmente, ou já se encontrava separado de fato.

IV – Se, correndo risco o objeto do comodato juntamente com outros do comodatário, antepuser este a salvação dos seus abandonando o do comodante, responderá pelo dano ocorrido, ainda que se possa atribuir a caso fortuito, ou força maior.

V - O CC/2002 prevê que a doação de ascendentes para descendentes e a de um cônjuge a outro importa adiantamento do que lhes cabe por herança e, não mais como no CC/1916, do que cabia ao descendente como legítima.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada enunciado para entender por que a alternativa correta é a) (II, IV e V corretas):

I – Errado. A restituição por enriquecimento ilícito não ocorre se a lei já conferir outros meios para o lesado se ressarcir. Ou seja, não cabe restituição se houver outro meio legal para reparar o prejuízo.

II – Correto. A obrigação do fiador realmente passa aos herdeiros, mas a responsabilidade se limita ao que existia até a morte do fiador e não ultrapassa o valor da herança.

III – Errado. O Código Civil atual permite que o companheiro seja beneficiário do seguro, mesmo que o segurado estivesse separado judicialmente ou de fato na época do contrato.

IV – Correto. No comodato, se o comodatário, correndo risco, salva seus bens e abandona os do comodante, ele responde pelo dano, mesmo que seja caso fortuito ou força maior.

V – Correto. O Código Civil de 2002 prevê que a doação de ascendentes para descendentes e entre cônjuges importa adiantamento da herança, não mais da legítima como no Código Civil de 1916.

Portanto, as alternativas II, IV e V estão corretas, que corresponde à alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.