O jornal Correio Braziliense publicou, em 3 de março último, no caderno Cidades, à página 23, matéria com o título Pacote para o fim do caos no transporte , na qual eram abordadas a preocupação do governo em tornar o transporte coletivo de passageiros mais eficiente e confortável e as propostas para solucionar esse problema, que afeta o cotidiano dos moradores da cidade.
Entre as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal, em 2012, para a consecução desse objetivo, está o(a)
a) criação de faixas exclusivas para veículos de transporte de mercadorias, visando oferecer maior fluidez aos veículos de transporte de passageiros.
b) criação de faixas exclusivas para ônibus em determinadas vias do Distrito Federal, bem como o anúncio de abertura de licitação para permitir que novas empresas atuem no transporte público local.
c) implantação, já em andamento, do projeto do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que ligará as aglomerações urbanas do nordeste do Distrito Federal, como Sobradinho e Planaltina, à zona central de Brasília.
d) implantação, já em andamento, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando as aglomerações urbanas do eixo leste do Distrito Federal, como Brazlândia e Ceilândia, à zona central de Brasília.
e) anúncio de abertura de licitação para a participação de novas empresas de transporte coletivo e adaptação da via férrea que liga o Distrito Federal a Águas Lindas de Goiás, atualmente restrita ao escoamento de mercadorias, para o transporte de passageiros.