O ministro do esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesse sábado (3) que o governo brasileiro não vai mais aceitar o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, como interlocutor para as negociações relacionadas à organização da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.
Na sexta (2), Valcke criticou duramente a atuação do Brasil e a demora na aprovação da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para o mundial e tramita no Congresso Nacional. Valcke chegou a dizer que o país estava precisando de um kick up in the backside , expressão que pode ser traduzida como chute no traseiro.
Internet: http://g1.globo.com. Acesso em 3/3/2012.
Considerando o texto, assinale a alternativa correta.
a) Para a Copa do Mundo de 2014, prevê-se a realização de jogos em todas as regiões brasileiras, à exceção do norte do país, onde o futebol é, tradicionalmente, esporte de pouca expressão.
b) O recente afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tradicional aliado de Jérôme Valcke, implicou a reconsideração do secretário-geral da Fifa a respeito de suas declarações. Negando o sentido pejorativo que lhes foi atribuído, Valcke formulou um pedido oficial de desculpas, recusado pelo governo brasileiro.
c) A nomeação do jogador Ronaldo “Fenômeno" para o cargo de presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014 integra um conjunto de ações do governo brasileiro visando fortalecer a presença de ex-atletas no comando da CBF.
d) As repercussões negativas acerca da mudança do nome do Estádio Mané Garricha para Estádio Nacional de Brasília provocaram o imediato recuo do Governo do Distrito Federal, que confirmou a manutenção do nome do velho estádio, já demolido.
e) O Centro Internacional de Transmissão da Copa de 2014, que irá gerar imagens do evento para todo o mundo, estará sediado na cidade do Rio de Janeiro.