A três dias de receber, em Washington, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Barack Obama deixou evidente ontem a preocupação dos Estados Unidos com um possível ataque de Israel a instalações nucleares do Irã. Enquanto Netanyahu, em visita ao Canadá, convocou a comunidade internacional a conter o regime islâmico em sua busca implacável por armas nucleares, Obama recomendou cautela para não ajudar o adversário.
In: Correio Braziliense , 3/3/2012, p. 18 (com adaptações).
A respeito do assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.
a) Por “regime islâmico", é correto entender também regime árabe .
b) A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem apresentado provas indiscutíveis de que o regime iraniano desenvolve programas destinados à produção de bombas atômicas, o que explica a expressão “busca implacável por armas nucleares", presente no texto.
c) A instabilidade nas relações entre Israel e o regime de Teerã geram a possibilidade de um confronto militar entre os dois países e provoca forte instabilidade nos mercados energéticos globais, uma vez que o Irã, ao contrário de Israel, é grande produtor de petróleo e rico também em gás natural.
d) O processo que ficou conhecido como Primavera Árabe , iniciado na Tunísia em fins de 2010, não atingiu o Irã. Naquele país, o atual governo, de orientação religiosa, goza de ampla popularidade, sem que tenham emergido ali movimentos de contestação interna ao regime.
e) Buscando ampliar sua base de apoio no plano internacional, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitou em janeiro último a Colômbia, cujo presidente, Juan Manuel Santos, tornou-se o baluarte da resistência na América Latina ao que o Irã chama de neoimperialismo dos Estados Unidos.