Leia: "Eu também já fui brasileiro / moreno como vocês. ...

Leia: "Eu também já fui brasileiro / moreno como vocês. / Ponteei viola, guiei forde / e aprendi na mesa dos bares / que o nacionalismo é uma virtude." Em rel...


publicidade

Leia:
"Eu também já fui brasileiro / moreno como vocês. / Ponteei viola, guiei forde / e aprendi na mesa dos bares / que o nacionalismo é uma virtude."
Em relação à oração a que pertence, é correto afirmar que

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    23/10/2025 • 05:10
    Gabarito: b) moreno é predicativo do sujeito.

    Vamos analisar a oração: "Eu também já fui brasileiro moreno como vocês."

    O verbo "fui" é uma forma do verbo ser, que é verbo de ligação. Verbos de ligação conectam o sujeito a um predicativo, que é uma característica ou estado atribuído ao sujeito.

    Nesse caso, "brasileiro" e "moreno" são termos que qualificam o sujeito "Eu". Portanto, ambos são predicativos do sujeito.

    A alternativa a) está incorreta porque "brasileiro" não é predicativo do objeto, pois não há objeto nessa oração, apenas sujeito e predicativo.

    A alternativa c) está incorreta porque "nacionalismo" não é objeto direto; na frase, "nacionalismo" é sujeito ou núcleo do sujeito em outra oração, não objeto.

    A alternativa d) está incorreta porque "viola" não é sujeito; na frase, "ponteei viola" tem "viola" como objeto direto do verbo "ponteei".

    Assim, a alternativa correta é a b), pois "moreno" é predicativo do sujeito.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.