Questões Direito Penal Crimes contra a administração pública

Plauto é Policial Militar e estava exercendo as suas funções no policiamento de rua...

Responda: Plauto é Policial Militar e estava exercendo as suas funções no policiamento de rua de determinado bairro. No exercício dessas funções, surpreendeu João subtraindo objetos da vitrine de uma loj...


1Q239747 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Plauto é Policial Militar e estava exercendo as suas funções no policiamento de rua de determinado bairro. No exercício dessas funções, surpreendeu João subtraindo objetos da vitrine de uma loja, cujo vidro eie havia quebrado. João. seu amigo, pediu perdão, dizendo que estava desempregado e pretendia vender os objetos para obter recursos. Penalizado com a situação de João. Plauto deixou de prendê-lo e permitiu que deixasse o local. Nesse caso, Plauto cometeu crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No caso apresentado, Plauto cometeu o crime de prevaricação. A prevaricação está prevista no artigo 319 do Código Penal Brasileiro, que diz o seguinte:

"Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal."

Ao permitir que João deixasse o local sem efetuar a prisão, mesmo tendo presenciado a prática de um crime, Plauto deixou de cumprir com seu dever legal de policial, agindo em benefício pessoal (penalizado com a situação de João) e contrariando a lei. Dessa forma, configurou-se o crime de prevaricação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.