Questões História do Brasil Brasil Império

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últi...

Responda: Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo. I. A ab...


1Q240006 | História do Brasil, Brasil Império, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo.
I. A abolição de quase 800 mil escravos foi fundamental para a modernização da economia brasileira, embora a modernização tenha demandado algum tempo para começar.
II. Os escravos tiveram grandes dificuldades para se incorporarem ao mercado de trabalho livre. Muitos deles continuaram com seus antigos senhores.
III. Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição.
IV. A escravidão institucionalizada foi rompida, porém muitas das relações da época do escravismo se mantiveram. O preconceito contra o trabalho, sobretudo o manual, foi um dos vestígios mais marcantes do tempo da escravidão.
Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por CICERO FERREIRA DE ARRUDA em 31/12/1969 21:00:00
ESSA QUESTÃO ESTÁ CONFUSA, POIS III ESTÁ ERRADA, ME CORRIGE QUEM SOUBER
Claudio Pessanha
Por Claudio Pessanha em 31/12/1969 21:00:00
Após a abolição da escravidão em 1888, diversas transformações sociais e econômicas marcaram o Brasil:

I. Com a libertação de cerca de 800 mil escravos, a economia brasileira precisou se modernizar e se inserir na divisão internacional do trabalho. Esse processo foi gradual e contou parcialmente com os lucros da cafeicultura que não foram reinvestidos. Portanto, a afirmativa I está correta.

II. Não existiu política pública eficaz para integrar os ex-escravos à sociedade e ao mercado de trabalho livre. Muitos permaneceram marginalizados ou trabalhando para os antigos senhores. Assim, a afirmativa II está correta.

III. Juridicamente, os libertos passaram a ter os direitos previstos na Constituição, mas na prática enfrentaram discriminação social baseada em teorias raciais e eugênicas. Logo, a afirmativa III está correta.

IV. O preconceito contra o trabalho manual, associado historicamente aos escravos, continuou presente. A chegada de imigrantes europeus e sua inserção no mercado de trabalho contribuiu para reduzir gradualmente esse preconceito. Dessa forma, a afirmativa IV também está correta.

Portanto, todas as proposições (I, II, III e IV) estão corretas.

Gabarito: E
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.