1Q241465 | Pedagogia, Multiculturalismo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROAo tratar do multiculturalismo e seus contextos, Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam que, no Brasil, ✂️ a) tanto na educação indígena quanto na educação de jovens e crianças negras não há proposta claramente formulada que garanta, em níveis acadêmicos, uma formação permanente de professores e uma política cultural de envergadura nacional. ✂️ b) o sentido multiculturalista, no caso da educação indígena, abrangeu a universalização da cultura indígena em todo o sistema de ensino oficial e a incorporação das crianças e jovens indígenas nas escolas oficiais. ✂️ c) dentre os temas multiculturalistas sem apelo étnico, os estudos sobre a mulher foram os únicos a constituírem-se em princípios formadores, nas escolas e nas universidades públicas. ✂️ d) há uma produção acadêmica significativa (teses e dissertações) sobre temas multiculturais, que tem dado excelente sustentação aos projetos educacionais desenvolvidos pelos sistemas de ensino. ✂️ e) a prática do bilingüismo, defendida em algumas escolas no sul do país, região marcada pela presença de imigrantes europeus, é, dentre as experiências multiculturalistas, a de menor sucesso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro