Questões Pedagogia Processo de formação dos Professores
No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de ac...
Responda: No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas q...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar as afirmativas com base no que Sacristán (2000) propõe sobre a formação continuada dos professores:
I. Dotar os professores de saberes nos níveis e áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas — isso é fundamental para que o professor tenha domínio do conteúdo e das práticas pedagógicas. Está de acordo com o autor.
II. Ajudá-los a fundamentar esses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, considerando a coerência com um modelo educativo e o conhecimento aceito — isso reforça a reflexão crítica sobre a prática docente, algo que Sacristán valoriza.
III. Desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, promovendo alternativas mais adequadas às necessidades dos alunos — isso está ligado à autonomia e à crítica, também alinhado com o pensamento do autor.
IV. Promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino — essa ideia é mais restrita e funcionalista, focada na especialização para atender demandas do sistema, o que Sacristán não considera indispensável para a formação continuada.
Portanto, as afirmativas I, II e III estão de acordo com Sacristán, enquanto a IV não. Por isso, a resposta correta é a letra c).
Vamos analisar as afirmativas com base no que Sacristán (2000) propõe sobre a formação continuada dos professores:
I. Dotar os professores de saberes nos níveis e áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas — isso é fundamental para que o professor tenha domínio do conteúdo e das práticas pedagógicas. Está de acordo com o autor.
II. Ajudá-los a fundamentar esses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, considerando a coerência com um modelo educativo e o conhecimento aceito — isso reforça a reflexão crítica sobre a prática docente, algo que Sacristán valoriza.
III. Desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, promovendo alternativas mais adequadas às necessidades dos alunos — isso está ligado à autonomia e à crítica, também alinhado com o pensamento do autor.
IV. Promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino — essa ideia é mais restrita e funcionalista, focada na especialização para atender demandas do sistema, o que Sacristán não considera indispensável para a formação continuada.
Portanto, as afirmativas I, II e III estão de acordo com Sacristán, enquanto a IV não. Por isso, a resposta correta é a letra c).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários