Questões Pedagogia Processo de formação dos Professores

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de ac...

Responda: No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas q...


1Q241538 | Pedagogia, Processo de formação dos Professores, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Está de acordo com o autor o contido em

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💬 Comentários

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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar as afirmativas com base no que Sacristán (2000) propõe sobre a formação continuada dos professores:

I. Dotar os professores de saberes nos níveis e áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas — isso é fundamental para que o professor tenha domínio do conteúdo e das práticas pedagógicas. Está de acordo com o autor.

II. Ajudá-los a fundamentar esses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, considerando a coerência com um modelo educativo e o conhecimento aceito — isso reforça a reflexão crítica sobre a prática docente, algo que Sacristán valoriza.

III. Desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, promovendo alternativas mais adequadas às necessidades dos alunos — isso está ligado à autonomia e à crítica, também alinhado com o pensamento do autor.

IV. Promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino — essa ideia é mais restrita e funcionalista, focada na especialização para atender demandas do sistema, o que Sacristán não considera indispensável para a formação continuada.

Portanto, as afirmativas I, II e III estão de acordo com Sacristán, enquanto a IV não. Por isso, a resposta correta é a letra c).
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