Questões Administração Pública Ética na Administração Pública

Os códigos não deixam dúvidas quanto às questões que envolvem interesses particulare...

Responda: Os códigos não deixam dúvidas quanto às questões que envolvem interesses particulares, as quais podem ser priorizadas em detrimento daquelas de interesse público.


1Q242282 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A insatisfação com a conduta ética no serviço público é um fato que vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. Nesse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos. Com referência à ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Os códigos não deixam dúvidas quanto às questões que envolvem interesses particulares, as quais podem ser priorizadas em detrimento daquelas de interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

Os códigos legais, como o Código Civil e o Código de Processo Civil, não priorizam interesses particulares em detrimento dos interesses públicos. Na verdade, o direito brasileiro busca um equilíbrio entre interesses individuais e coletivos, sempre respeitando o interesse público como princípio fundamental.

O interesse público é um dos pilares do ordenamento jurídico, pois visa garantir o bem-estar da sociedade como um todo. Portanto, mesmo quando há conflitos entre interesses particulares e públicos, a legislação e a jurisprudência tendem a privilegiar o interesse público, especialmente em questões que envolvem direitos fundamentais, segurança, saúde e ordem pública.

Assim, a afirmação de que os códigos deixam dúvidas e que interesses particulares podem ser priorizados em detrimento do interesse público está incorreta, pois o sistema jurídico brasileiro é claro quanto à supremacia do interesse público em situações de conflito.

Em uma segunda análise, verificamos que a legislação e a doutrina reforçam essa ideia, confirmando que o interesse público prevalece sobre o particular quando há conflito entre eles, garantindo a proteção da coletividade e o funcionamento adequado do Estado de Direito.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.