Questões Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Embora a casa seja asilo inviolável do indivíduo, em caso de flagrante delito, é per...

Responda: Embora a casa seja asilo inviolável do indivíduo, em caso de flagrante delito, é permitido nela entrar, durante o dia ou à noite, ainda que não haja consentimento do morador ou determinação judi...


1Q246885 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Administração, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas constitucionais relativas aos direitos e garantias fundamentais e na jurisprudência do STF acerca dessa matéria, julgue os próximos itens.

Embora a casa seja asilo inviolável do indivíduo, em caso de flagrante delito, é permitido nela entrar, durante o dia ou à noite, ainda que não haja consentimento do morador ou determinação judicial para tanto.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XI, garante que a casa é asilo inviolável do indivíduo, ou seja, ninguém pode entrar nela sem consentimento do morador, salvo em situações específicas. Uma dessas exceções é o flagrante delito.

Isso significa que, se a polícia ou qualquer autoridade encontrar alguém cometendo um crime ou logo após cometê-lo, pode entrar na casa, mesmo sem autorização do morador ou sem um mandado judicial, para prender o infrator. Essa entrada pode ocorrer a qualquer hora, seja de dia ou de noite.

Portanto, a afirmação está correta, pois respeita essa exceção prevista na Constituição e confirmada pela jurisprudência do STF.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.