Questões Direito Constitucional

A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos d...

Responda: A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praç...


1Q24818 | Direito Constitucional, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praça da cidade, distribuindo material sobre os problemas do bairro. A associação convocava os moradores para esses encontros por meio da rádio da cidade e comunicava, previamente, o local e a hora das reuniões às autoridades competentes.

Certa tarde, um grupo da Associação de Moradores do bairro Y ocupou o local que os participantes da AMA-X habitualmente utilizavam. O grupo do bairro Y não havia avisado, previamente, a autoridade competente sobre o evento, organizado em espaço público.

A Sra. Maria da Silva, indignada com a utilização do mesmo espaço, e tendo sido frustrada a reunião de seu grupo, solicitou aos policiais militares, presentes no local, que tomassem as medidas necessárias para permitir a realização do encontro da AMA-X. 
 
Em relação à liberdade de associação e manifestação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão trata do direito à liberdade de associação e manifestação, que são garantidos pela Constituição Federal, especialmente nos artigos 5º, incisos XVI e XVII.

A AMA-X convocou previamente as autoridades competentes e comunicou o local e a hora da reunião, cumprindo os requisitos legais para a realização do evento em espaço público.

Já a associação do bairro Y não fez essa comunicação prévia, o que é uma exigência para a utilização de espaços públicos para manifestações, conforme normas administrativas locais e princípios de ordem pública.

Dessa forma, a associação do bairro Y não pode frustrar o direito da AMA-X de realizar sua reunião, pois não respeitou o procedimento legal de aviso prévio.

Portanto, a associação do bairro Y deve buscar outro local para sua manifestação, garantindo o direito da AMA-X de usar o espaço previamente reservado e comunicado.

A alternativa b está correta porque reconhece a prioridade do grupo que cumpriu os requisitos legais para o uso do espaço público, em conformidade com a legislação e o princípio da legalidade.

A checagem dupla confirma que as outras alternativas apresentam erros: a) ignora o direito da AMA-X; c) sugere divisão do espaço sem respaldo legal; d) propõe dissolução da associação do bairro Y, o que não é previsto legalmente; e) está incompleta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.