Questões Informática Padrões de projeto

Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione ...

Responda: Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias. Padrão I - Bridge II - BuilderIII - F...


1Q248686 | Informática, Padrões de projeto, Técnico de Nível Superior Área Tecnologia da Informação, EPE, CESGRANRIO

Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias.

Padrão
I - Bridge
II - Builder
III - Factory Method

Intenção primária
(P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível.
(Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.
(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
(S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses.

A relação correta é:

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar cada padrão e sua intenção:

I - Bridge: é um padrão estrutural que tem como objetivo desacoplar a abstração da sua implementação, permitindo que ambas variem independentemente. Isso corresponde à descrição Q.

II - Builder: é um padrão de criação que separa a construção de um objeto complexo da sua representação, permitindo criar diferentes representações com o mesmo processo de construção. Isso corresponde à descrição R.

III - Factory Method: é um padrão de criação que define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar, adiando a instanciação para as subclasses. Isso corresponde à descrição S.

Portanto, a relação correta é: I - Q, II - R, III - S, que corresponde à alternativa c).
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