Questões Português

Transpondo para a voz passiva a frase "Até o final do ano eles terão cumprido o acor...

Responda: Transpondo para a voz passiva a frase "Até o final do ano eles terão cumprido o acordo", obtém-se a forma verbal ...... .


1Q252118 | Português, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PI, FCC

Texto associado.

Instruções para as questões de números 1 a 11.

Assinale, na folha de respostas, a alternativa que
preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Transpondo para a voz passiva a frase "Até o final do ano eles terão cumprido o acordo", obtém-se a forma verbal ...... .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos entender juntos. A frase original é "Até o final do ano eles terão cumprido o acordo". Aqui, o verbo está no futuro do presente composto: "terão cumprido" (ter + particípio).

Quando passamos para a voz passiva, o sujeito da ativa vira agente da passiva, e o objeto direto vira sujeito da passiva. Além disso, o verbo "ter" na locução verbal vira o verbo "ser" na voz passiva, e o particípio permanece.

Então, "eles terão cumprido o acordo" (ativa) vira "o acordo terá sido cumprido" (passiva).

Por isso, a forma correta é "terá sido cumprido", que corresponde à alternativa b). As outras opções não mantêm o tempo verbal ou a voz passiva corretamente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.