Questões Direito Civil

Roberto e Ana casaram-se, em 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens. Em 2008, Ro...

Responda: Roberto e Ana casaram-se, em 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens. Em 2008, Roberto ganhou na loteria e, com os recursos auferidos, adquiriu um imóvel no Recreio dos Bandeirantes. Em 2014,...


1Q25375 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Roberto e Ana casaram-se, em 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens. Em 2008, Roberto ganhou na loteria e, com os recursos auferidos, adquiriu um imóvel no Recreio dos Bandeirantes. Em 2014, Roberto foi agraciado com uma casa em Santa Teresa, fruto da herança de sua tia. Em 2015, Roberto e Ana se separaram. 

Tendo em vista o regime de bens do casamento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) O regime da comunhão parcial de bens, previsto no artigo 1.658 do Código Civil, determina que os bens adquiridos onerosamente durante o casamento são comuns ao casal, enquanto os bens adquiridos antes do casamento ou por herança ou doação são bens particulares.

No caso, o imóvel adquirido em 2008, durante o casamento, com o dinheiro ganho na loteria, é um bem comum e deve ser partilhado na separação.

Já o imóvel recebido em 2014 por herança é bem particular de Roberto, pois a herança é considerada bem exclusivo do cônjuge que a recebeu, conforme o artigo 1.659, inciso I, do Código Civil.

Portanto, apenas o imóvel do Recreio dos Bandeirantes deve ser partilhado, enquanto o imóvel de Santa Teresa permanece como bem particular de Roberto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.